Apesar de alguns empreendedores e gestores de Agências Digitais / Agências Web verem no hosting um problema, a criação de um departamento de Hospedagem Web acaba se tornando inevitável para centralização do gerenciamento de projetos com maior qualidade.
Saiba como aumentar as chances de sucesso na implantação de uma divisão web hosting dentro de sua Agência.
Qual o perfil do cliente?
Algumas empresas contratam as Agências Digitais / Agências Web com intuito de resolver o problema de comunicação através de uma estratégia de marketing digital aliada à criação e ao gerenciamento completo de suas páginas de Internet (websites e redes sociais).
Logo, é importante compreender se o seu cliente já possui uma parceria estratégica relacionada a algum provedor de Hospedagem Web para evitar conflitos desnecessários. Em algumas empresas, a figura de Gestor de TI já existe, e a sua atenção deve ser redobrada.
Tente primeiramente se apresentar como uma Agência capaz de aproveitar todos os recursos e fornecedores existentes no ecossistema da empresa de seu cliente. Deixe-o perceber que o impacto em seu cotidiano será o menor possível após contratar a sua Agência Web / Agência Digital.
Quais as dores do cliente?
Certamente, durante a análise do projeto, sua equipe comercial terá a oportunidade de ouvir todas as necessidades do cliente e o que o motivou a trocar de Agência Web / Agência Digital. Preste muita atenção se, ao longo do discurso, ele mencionará questões e particularidades relacionadas aos serviços de webhosting contratados com a Agência ou provedor de Hospedagem Web atual.
Em muitos casos, uma situação característica do mercado de Hospedagem Web pode ser interpretada pelo cliente como um problema relacionado à qualidade do provedor ou mesmo do projeto contratado junto à Agência Digital. As empresas em geral não estão preparadas para prestar um suporte técnico capaz de levar o cliente à compreensão destas características inerentes à indústria webhosting.
Dispense máxima atenção para identificar se as reclamações estarão relacionadas às falhas inerentes ao negócio de hosting ou se de fato houve um problema na gestão do projeto de construção de sites ou na estratégia de marketing digital do atual fornecedor.
Isso te ajudará na oferta da melhor solução para o seu cliente, sem que ele se sinta constrangido a contratar algo que inicialmente não é importante naquele momento.
Defina a infraestrutura adequada
Você está decidido! Irá mesmo criar a divisão de Hospedagem Web dentro de sua Agência Web / Agência Digital.
Você já precisará se preocupar com a escolha dos fornecedores adequados e compatíveis com a visão de negócios de sua empresa e também com o conhecimento técnico de sua equipe.
A definição do Internet Data Center, tipo do hardware do servidor dedicado (processador, memória RAM, unidades de armazenamento, desenho RAID, interfaces de rede, etc..), Sistema Operacional para o servidor e Painel de Controle precisará ser feita com máxima cautela e pautada nas diretrizes da folha de requisitos padrão dos projetos Web desenvolvidos pela sua agência.
A folha de requisitos é importante para que você saiba se a sua oferta de serviços de hosting será no modelo dedicado ou compartilhado.
A escolha certa desta infraestrutura fará com que o seu novo departamento webhosting seja um sucesso. No entanto, se falhar no dimensionamento destes recursos, você precisará gastar mais dinheiro e terá o risco de frustrar o seu cliente com serviços instáveis e falhos.
Saber onde sua Agência está posicionada e onde ela deseja estar diante desta divisão de Hospedagem Web será determinante.
Esteja preparado para atender bem!
Quando sua Agência Web / Agência Digital resolve ofertar serviços de Hospedagem Web, ela assina um atestado de responsabilidade técnica relacionada ao suporte técnico de todas as questões relacionadas aos serviços pertencentes ao ecossistema web hosting.
Portanto, tenha em mente: Você precisará de um Analista de suporte (e não de um técnico de informática) capaz de resolver todos os problemas que surgirão a partir da criação deste novo serviço de Hospedagem Web no portfólio de sua Agência. Nunca coloque os membros chave da Agência Digital / Agência Web (designers, programadores, desenvolvedores, gerentes de projeto, etc) na linha de frente destes atendimentos.
O cliente sempre será leigo nestas questões e precisará de total apoio de seu Analista de suporte para compreender o que é problema do projeto Web e o que é problema dos serviços de Hospedagem na Internet.
Você não vai querer perder um projeto de milhares de R$ por causa de um serviço web hosting que – raramente passa de R$ 100/mês, não é mesmo?
Configuração lógica do Servidor
Com a infraestrutura definida, agora você precisará contratar um Administrador de Sistemas ou Administrador de Redes para configurar corretamente todos os serviços essenciais de seu novo servidor dedicado web host.
Estes serviços essenciais são:
- Servidor Web (protocolo HTTP);
- Servidor de Logs;
- Servidor de DNS;
- Servidor de publicação (FTP, sFTP, SSH);
- Servidor de E-mail (SMTP, POP3, IMAP);
- Servidor de Estatísticas.
Além da configuração destes serviços essenciais para um provedor de Hospedagem Web, seu Administrador de Redes e Sistemas precisará definir, em conjunto com sua equipe de desenvolvimento, se haverá ou não a necessidade de algum sistema de cache para o conteúdo estático e dinâmico dos sites, blogs e demais sistemas de informação Web desenvolvidos pela sua agência.
A figura deste profissional dentro de sua Agência Web / Agência Digital é fundamental para a correta manutenção lógica do servidor de hospedagem de sites, e também para o gerenciamento do servidor.
Sabe aquela frase “Não basta ser pai, tem que participar!”? Pois é! O seu servidor dedicado precisará de cuidados diários para que o seu cliente não fique nas mãos de falhas intermináveis no uso dos serviços de provedor de Hospedagem Web que sua Agência oferece.
A prática de gerenciamento de servidores de hospedagem é simplesmente indispensável para qualquer empresa que queira ofertar serviços de Internet Hosting.
Questões relacionadas ao Sistema Operacional, Painel de Controle e também á Segurança da Informação são algumas das atividades que o profissional de sua Agência precisará se responsabilizar. Gerenciamento de Servidores é coisa séria!
Conclusão
Neste artigo tentei deixar evidente que uma divisão webhosting dentro de uma Agência Digital ou Agência Web requer os mesmos cuidados que um Provedor de Hospedagem Web.
Criar uma nova forma de receita dentro de sua Agência, sem deixar de lado toda a atenção ao core business de sua empresa requer muito planejamento e investimento.
É para empresas como sua (Agência Digital, Agência Web) que a SIERTI a mais de 12 anos presta serviços de qualidade, ajudando empreendedores em todo o Brasil a criar e manter sua infraestrutura web hosting.