Got error: 2002 mysqld.sock n DirectAdmin

Se você possui um servidor gerenciado pelo DirectAdmin e se deparou com o erro mysqlcheck: Got error: 2002: Can’t connect to local server through socket ‘/run/mysqld/mysqld.sock’ (2) when trying to connect após algum ajuste ou update do MariaDB, saiba que talvez possamos ajudá-lo.

Antes de mais nada, somente siga as instruções aqui se você for responsável o bastante para resolver quaisquer problemas por esta ação. Não nos responsabilizados em nada, ok? Sempre consulte um profissional e certifique-se de ter backups antes de qualquer modificação.

No DirectAdmin encontramos três arquivos de configuração relacionados ao SGDB MariaDB, são eles:

/etc/mysql/my.cnf
/etc/my.cnf
/usr/local/directadmin/conf/my.cnf

Sabendo disso, vamos analisar a mensagem de erro novamente:

Observe que /run/mysqld/mysqld.sock é o ponto chave. Por alguma razão este path foi alterado em seu ambiente se estivermos no caminho certo da analise.

Sendo este o ponto, então, nos arquivos /etc/mysql/my.cnf e /etc/my.cnf você comentará a linha abaixo:

#socket = /run/mysqld/mysqld.sock

Feito isso, agora, incremente o arquivo inserindo a string imediatamente abaixo ao trecho comentado:

socket=/usr/local/mysql/data/mysql.sock

O arquivo /etc/mysql/my.cnf ficará mais ou menos assim:

[client-server]
# Port or socket location where to connect
# port = 3306
#socket = /run/mysqld/mysqld.sock
socket=/usr/local/mysql/data/mysql.sock
# Import all .cnf files from configuration directory
!includedir /etc/mysql/conf.d/
!includedir /etc/mysql/mariadb.conf.d/

Já no arquivo /etc/my.cnf o conteúdo desejado será algo próximo a este:

[mysqld]
max_allowed_packet=64M
local-infile=0
innodb_file_per_table
socket=/usr/local/mysql/data/mysql.sock
[client]
socket=/usr/local/mysql/data/mysql.sock

Agora, basta reiniciar o MariaDB e conferir o resultado.

service mysqld stop
service mysqld restart

Você pode aplicar um teste executando o comando abaixo e, na ausência de erros, terá resolvido o problema.

mysqlcheck --defaults-extra-file=/usr/local/directadmin/conf/my.cnf --auto-repair --optimize --all-databases

Se precisar de suporte profissional, converse com nosso time de atendimento agora mesmo. Basta clicar no link https://sierti.com.br/atendimento.