Latência, jitter e o site lento

Ping, latência e jitter

Neste artigo, exploramos o que são latência e jitter, dois termos que impactam diretamente sua experiência online.

Imaginem uma rodovia onde os carros são os dados e os motoristas são os computadores ou dispositivos que querem comunicar-se pela Internet. Quando um carro entra na rodovia, ele tem um destino: o site que você quer visitar, o e-mail que você quer enviar, o vídeo que você quer assistir, etc. No entanto, há vários fatores que podem afetar a rapidez com que esse “carro” chega ao seu destino. Dois desses fatores são a “latência” e o “jitter“.

A latência é como o tempo que leva para um carro sair da sua casa e chegar ao destino. Menor latência é como ter uma rodovia livre e sem congestionamento: seu carro chega rapidamente. Maior latência é como pegar uma rodovia com muito trânsito: demora mais para chegar.

O jitter, por outro lado, é a variação desse tempo. Imagine que você faz essa viagem todos os dias. Se a viagem levar 20 minutos em um dia, 21 no outro, e 19 no próximo, então o “jitter” é baixo. Mas se um dia levar 15 minutos e no outro 30, então o “jitter” é alto.

Ambos os termos originaram-se no mundo das redes de computadores e telecomunicações. A latência existe desde os primeiros dias da comunicação à distância, mesmo quando se tratava de sinais de fumaça ou telégrafos. O jitter tornou-se mais relevante com o advento das comunicações em tempo real, como chamadas de vídeo e jogos online, onde pequenas variações no tempo de entrega podem ser problemáticas.

Latência e Jitter em diferentes contextos

Entender latência e jitter é essencial porque eles afetam diferentes atividades online de maneiras diversas. Vamos explorar alguns cenários comuns:

Navegação na Web: Quando você está simplesmente navegando na internet, lendo artigos ou assistindo a vídeos, a latência e o jitter geralmente não são muito críticos. Uma latência de 100-200 ms geralmente é adequada para carregar páginas da web de forma satisfatória.

Jogos Online: Para os jogadores, a latência é crucial. Em um jogo de tiro em primeira pessoa, uma latência alta pode significar a diferença entre “matar ou morrer”. Geralmente, uma latência abaixo de 50 ms é considerada boa para a maioria dos jogos online. Jitter também é crítico aqui; uma variação alta pode fazer com que o jogo fique “engasgando”, prejudicando sua experiência.

Chamadas de Vídeo e VoIP: Para chamadas de vídeo e voz sobre IP (VoIP), tanto a latência quanto o jitter são importantes. Uma latência menor que 150 ms e um jitter inferior a 30 ms são geralmente considerados aceitáveis para essas aplicações. Latência ou jitter mais altos podem resultar em atrasos audíveis, falhas no áudio ou vídeo, e uma experiência geralmente frustrante.

Streaming de Mídia: Ao transmitir vídeo ou áudio, a latência não é tão crítica quanto em jogos ou chamadas de vídeo, porque geralmente há um buffer que ajuda a suavizar pequenos atrasos. No entanto, um jitter alto pode causar buffering e interrupções.

Operações Críticas: Em cenários como cirurgias remotas ou controle de sistemas industriais em tempo real, a latência e o jitter devem ser o mais baixos possível, frequentemente abaixo de 10 ms, para garantir segurança e precisão.

Em resumo, o impacto da latência e do jitter varia dependendo do que você está fazendo online. Para algumas atividades, uma latência ou jitter mais altos são toleráveis, enquanto para outras, eles precisam ser minimizados ao máximo.

Comparação de resultados

Entender os números brutos da latência e do jitter é uma coisa, mas compará-los em diferentes cenários ou com diferentes provedores de serviço pode dar uma perspectiva muito mais rica.

Benchmarking: Uma prática comum é realizar um “benchmarking”, que é essencialmente um teste padrão para medir o desempenho. Por exemplo, você pode querer comparar a latência e o jitter entre diferentes fornecedores de serviços de Internet (ISPs) ou entre diferentes tipos de conexão (Wi-Fi vs. Ethernet). Você também pode comparar o desempenho durante diferentes horas do dia para ver se há variação.

Sobre o padrão: Quando falamos em “bom” ou “ruim”, geralmente estamos fazendo uma comparação relativa. Por exemplo, se a média da indústria para latência em jogos online é de 40 ms, e seu provedor está consistentemente oferecendo 35 ms, então você está acima da média. No entanto, se a média da indústria é de 25 ms, então sua latência é relativamente alta.

Variação Geográfica: A latência e o jitter também podem variar geograficamente. Se você está jogando com amigos que estão fisicamente perto, você pode experimentar menor latência do que jogando com amigos que estão em um continente diferente.

Comparando Aplicações: Além disso, diferentes aplicações têm diferentes necessidades. Enquanto uma latência de 100 ms pode ser aceitável para streaming de vídeo, pode não ser adequada para jogos online. Ao comparar números, é crucial considerar o contexto em que essas métricas são aplicadas.

Ferramentas e Relatórios: Existem várias ferramentas e serviços que oferecem relatórios detalhados sobre latência e jitter, permitindo que você faça comparações mais informadas. Isso é particularmente útil para empresas que precisam garantir o melhor desempenho possível para seus serviços online.

Comparar resultados de latência e jitter não é apenas uma questão de olhar para os números em isolamento. É sobre entender esses números no contexto mais amplo do que você precisa e do que é oferecido no mercado.

O que é bom, ruim e o inaceitável

Para determinar o que é “bom” ou “ruim” em termos de latência e jitter, é fundamental considerar o uso específico que você tem em mente. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

O que é Bom

  • Navegação na Web: Latência abaixo de 100 ms é geralmente considerada boa.
  • Jogos Online: Latência abaixo de 50 ms e jitter abaixo de 10 ms são ideais.
  • Chamadas de Vídeo/VoIP: Latência abaixo de 150 ms e jitter abaixo de 30 ms são considerados bons.

O que é Ruim

  • Navegação na Web: Latência acima de 200 ms pode começar a tornar a navegação frustrante.
  • Jogos Online: Latência acima de 100 ms e jitter acima de 30 ms podem prejudicar significativamente sua experiência.
  • Chamadas de Vídeo/VoIP: Latência acima de 200 ms e jitter acima de 50 ms podem resultar em falhas no áudio e no vídeo.

O que Não é Aceitável

  • Operações Críticas: Em casos como cirurgia remota ou controle de sistemas industriais, latência e jitter acima de 10 ms podem ser inaceitáveis.
  • Transações Financeiras: Em ambientes de alta frequência de negociação, mesmo uma latência de milissegundos pode ser inaceitável.
  • Jogos Profissionais: Em competições de eSports, latência e jitter elevados são inaceitáveis, pois podem afetar o resultado de uma partida.

Como Melhorar

Se você está enfrentando latência ou jitter ruins, pode haver várias soluções possíveis:

  • Mudar para uma conexão com fio em vez de Wi-Fi.
  • Atualizar o plano de internet ou mudar de provedor.
  • Utilizar otimizadores de rede ou outras soluções de software.
  • Para empresas, considerar uma Rede Privada Virtual (VPN) dedicada ou outras tecnologias empresariais.

Em resumo, o que é “bom” ou “ruim” é relativo e depende do seu caso específico e das suas necessidades. No entanto, entender o que essas métricas significam e como elas afetam sua experiência online pode ajudá-lo a fazer escolhas mais informadas.

Tipos de acesso à Internet e seu impacto

A qualidade da sua conexão com a Internet pode ter um grande impacto nos níveis de latência e jitter que você experimenta. Diferentes tipos de conexões à Internet têm suas próprias vantagens e desvantagens em relação a essas métricas. Vamos examinar alguns dos tipos mais comuns:

ADSL (Linha Digital Assimétrica de Assinante): ADSL é uma das formas mais antigas de acesso à Internet de banda larga e tende a ter maior latência e jitter em comparação com outras opções. Isso ocorre porque a tecnologia ADSL utiliza a linha telefônica, que não foi inicialmente projetada para alta velocidade de dados. Além disso, a distância até a central telefônica pode afetar negativamente essas métricas.

Cable (Cabo): O acesso por cabo geralmente oferece melhor latência e menos jitter em comparação com ADSL. Isso é devido à maior largura de banda e à infraestrutura mais moderna. No entanto, como o cabo é geralmente compartilhado entre vários usuários na mesma área, você pode experimentar aumentos na latência e no jitter durante horários de pico.

Fibra Óptica: Fibra óptica é atualmente a melhor opção disponível em termos de baixa latência e jitter mínimo. A tecnologia de fibra permite velocidades de transmissão de dados muito mais rápidas e é menos suscetível a interferências externas, fornecendo assim uma experiência de usuário muito mais estável.

4G e 5G: Embora as redes móveis 4G e 5G ofereçam a conveniência de acessar a Internet em movimento, elas geralmente têm latência mais alta e mais jitter em comparação com conexões fixas. Fatores como qualidade do sinal e congestionamento da rede podem variar significativamente, afetando essas métricas.

Satélite: Conexões via satélite são conhecidas por terem latência extremamente alta devido à grande distância que os sinais devem percorrer até o satélite e de volta. Jitter também pode ser uma questão devido a fatores como condições climáticas.

Ao escolher um tipo de conexão à Internet, é essencial considerar como a latência e o jitter podem afetar suas atividades online. Se você estiver envolvido em atividades que exigem baixa latência e jitter mínimo, como jogos online ou videoconferências, uma conexão de fibra óptica pode ser a melhor escolha.

Impacto de Latência e Jitter em serviços online

Quando se trata de negócios, a latência e o jitter podem ter consequências significativas, especialmente em áreas como serviços de e-mail corporativo e hospedagem de sites. Abordar esses fatores pode não apenas melhorar a eficiência, mas também pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o ranqueamento em motores de busca como o Google. Vamos analisar como esses elementos afetam cada área:

Serviços de E-mail

Imagine que você está aguardando um e-mail de confirmação de um cliente para fechar um negócio importante. Se o serviço de e-mail da sua empresa tem alta latência, esse e-mail pode chegar com atraso, afetando negativamente o tempo de resposta e, possivelmente, a satisfação do cliente. Além disso, variações de latência (jitter) podem resultar em inconsistências na entrega de e-mails, tornando o serviço não confiável.

  • O que é Bom: Latência abaixo de 100 ms e jitter mínimo garantem um serviço de e-mail fluido e confiável.
  • O que é Ruim: Latência acima de 200 ms pode tornar a sincronização de e-mails lenta e frustrante.
  • O que Não é Aceitável: Latência acima de 500 ms e jitter elevado podem tornar o serviço de e-mail praticamente inutilizável em um ambiente corporativo.

Hospedagem de Sites

A latência e o jitter também podem afetar significativamente a experiência do usuário em um site. Sites de carregamento lento ou instável podem prejudicar a experiência do usuário e, consequentemente, o ranqueamento do site nos resultados de busca. Isso é especialmente crucial para lojas online, onde cada segundo de atraso pode resultar em perda de vendas.

  • O que é Bom: Latência abaixo de 100 ms é ideal para que as páginas carreguem rapidamente.
  • O que é Ruim: Latência acima de 200 ms pode resultar em tempos de carregamento lentos, afetando a experiência do usuário e o SEO.
  • O que Não é Aceitável: Latência acima de 500 ms e jitter elevado podem tornar o site inutilizável, afetando drasticamente as métricas de engajamento e ranqueamento.

SEO e Ranqueamento no Google

Se você quer que seu site ou serviço seja facilmente encontrado através de pesquisas como “por que meu site está lento” ou “por que meu e-mail corporativo está lento”, abordar questões de latência e jitter pode ser uma vantagem competitiva. Melhor desempenho nesses aspectos não apenas melhora a experiência do usuário mas também é bem visto por algoritmos de ranqueamento, potencialmente elevando sua posição nos resultados de pesquisa.

Por que a Alta Largura de Banda não Elimina o Jitter?

A largura de banda e o jitter são duas métricas diferentes que podem ou não estar relacionadas, dependendo do cenário. Ter uma conexão de Internet de alta velocidade (como 300 Mbps) geralmente melhora a capacidade de download e upload, mas isso não garante necessariamente uma baixa latência ou um jitter mínimo. Vamos entender por quê.

  1. Congestionamento da Rede: Mesmo com uma alta largura de banda, se a rede estiver congestionada (por exemplo, muitos dispositivos conectados ou muitas pessoas usando a mesma rede), você poderá enfrentar problemas de jitter.
  2. Qualidade do Roteador: Roteadores de baixa qualidade ou mal configurados podem não conseguir gerenciar eficientemente o tráfego de dados, levando a um alto jitter.
  3. Interferência e Obstáculos: Fatores como paredes espessas, outros dispositivos eletrônicos e interferência de outras redes Wi-Fi podem afetar o jitter.
  4. Provedor de Serviços de Internet (ISP): A qualidade do serviço fornecido pelo seu ISP, incluindo o tipo de tecnologia usada (ADSL, cabo, fibra óptica etc.), também pode afetar o jitter.
  5. Distância até o Servidor: A latência e o jitter também são afetados pela distância física e pelo número de “saltos” entre você e o servidor ao qual você está tentando se conectar.

Em resumo, enquanto uma alta largura de banda pode fornecer a capacidade para mais dados serem transferidos, ela não resolve necessariamente problemas de latência ou jitter. Para abordar esses problemas, você pode precisar considerar outros fatores, como a qualidade do seu hardware de rede, a configuração do roteador ou até mesmo mudar para um ISP que ofereça uma conexão mais estável.