Internet lenta: todo mundo já passou por um momento de frustração com isso. A velocidade da Internet depende do tipo de conexão que você tem. Se você já ouviu falar sobre conexão discada, ISDN, ADSL, rádio, fibra, satélite, etc., esses são todos diferentes tipos de conexões à Internet.
A conexão discada, que foi uma das primeiras formas de acesso à Internet, é notoriamente lenta. ADSL, uma forma de conexão de linha fixa, é significativamente mais rápida que a discada, mas ainda assim pode ser limitada dependendo da distância da central telefônica. Conexões de rádio e satélite podem ser úteis em áreas rurais, mas tendem a ter latências maiores.
A fibra óptica, atualmente, é a tecnologia mais rápida disponível para a maioria dos consumidores, oferecendo velocidades ultrarrápidas e uma conexão confiável. No entanto, sua disponibilidade ainda é limitada em algumas áreas.
Wi-Fi
Uma forma popular de conexão à Internet é através do Wi-Fi, que permite a conexão de dispositivos sem necessidade de cabos. Você provavelmente já ouviu falar de termos como “Wi-Fi 4”, “Wi-Fi 5” ou “Wi-Fi 6”. Eles se referem a diferentes versões do protocolo Wi-Fi, que é a tecnologia que permite que os dispositivos se conectem sem fio à Internet.
O “Wi-Fi 4” refere-se à versão 802.11n do protocolo Wi-Fi, que foi padrão durante muito tempo e é compatível com muitos dispositivos mais antigos. O “Wi-Fi 5” (802.11ac) e o “Wi-Fi 6” (802.11ax) são versões mais recentes e rápidas do protocolo, com o “Wi-Fi 6” sendo o mais recente e mais rápido.
Cada versão oferece melhorias em relação à anterior, incluindo maior velocidade, maior capacidade de conexão e melhor desempenho em ambientes congestionados. Entretanto, para aproveitar as melhorias, tanto o seu roteador quanto o dispositivo que você está usando (como o seu laptop ou smartphone) precisam suportar a mesma versão do protocolo Wi-Fi.
Rede cabeada
Às vezes, a lentidão da internet pode não estar relacionada à sua conexão de internet propriamente dita, mas à maneira como seus dispositivos estão conectados à rede. Uma rede cabeada é um tipo de conexão que usa cabos, como o Ethernet, para conectar dispositivos à rede ou à internet.
Os cabos Ethernet vêm em diferentes categorias, como Cat5, Cat5e, Cat6, Cat6a e Cat7. Cada categoria suporta diferentes velocidades de transmissão e distâncias. Por exemplo, o Cat5 suporta velocidades de até 100 Mbps, enquanto o Cat6 suporta velocidades de até 1 Gbps (ou 1000 Mbps). Além disso, a qualidade e condição dos cabos podem afetar a velocidade da internet. Cabos danificados, mal conectados ou muito longos podem diminuir a velocidade da conexão.
Por isso, é importante garantir que você está usando o tipo de cabo adequado para sua conexão e que os cabos estão em boas condições.
Modems e roteadores
Para acessar a internet em casa ou no trabalho, normalmente utilizamos dois dispositivos principais: o modem e o roteador. O modem se conecta à sua linha de internet, seja ela a cabo, DSL, fibra óptica, ou outra, e transforma o sinal recebido em um formato que seus dispositivos podem usar. Já o roteador pega este sinal e distribui para os vários dispositivos em sua rede, seja por cabo (Ethernet) ou sem fio (Wi-Fi).
Muitas vezes, esses dois dispositivos são combinados em uma única unidade, chamada de gateway ou modem/roteador combo. Enquanto isso é conveniente, alguns usuários preferem ter um roteador dedicado, pois isso pode proporcionar mais controle sobre a rede e, potencialmente, melhor desempenho.
A lentidão da internet pode ser causada por um modem ou roteador antigo ou defeituoso. Se o seu equipamento for antigo, pode não ser capaz de suportar as velocidades mais rápidas disponíveis hoje. Além disso, se muitos dispositivos estão tentando se conectar através do mesmo roteador, isso pode sobrecarregar o roteador e diminuir a velocidade da internet.
Switches
Um switch é um dispositivo que conecta múltiplos dispositivos em uma rede local (LAN). Ele permite que esses dispositivos se comuniquem entre si, ajudando a gerenciar a quantidade de tráfego de dados na rede. Você pode ter um switch em sua casa ou escritório se tiver muitos dispositivos que precisam de uma conexão à Internet via cabo.
Os switches podem ser classificados de acordo com a velocidade que eles suportam. Um switch de “100” suporta velocidades de até 100 Mbps, enquanto um switch de “1000” (também conhecido como gigabit switch) suporta velocidades de até 1000 Mbps.
Um switch lento ou sobrecarregado pode ser um motivo para a lentidão da internet. Se o seu switch não puder suportar a quantidade de dados que estão sendo enviados através dele, isso pode resultar em uma conexão lenta. Portanto, se você tem muitos dispositivos conectados à sua rede, um switch gigabit pode ser uma boa opção para manter uma conexão à Internet rápida.
Interferências
Outro fator que pode afetar a velocidade da sua internet são as interferências, tanto na rede Wi-Fi quanto na rede cabeada. No caso do Wi-Fi, diversos fatores podem causar interferência, como outros dispositivos eletrônicos, paredes e objetos físicos, e até mesmo outras redes Wi-Fi próximas. Essas interferências podem diminuir a força do sinal e, consequentemente, a velocidade da sua conexão.
Na rede cabeada, as interferências podem ser causadas por cabos de má qualidade ou danificados, longas distâncias entre o dispositivo e o roteador, ou cabos que passam perto de fontes de interferência eletromagnética, como motores elétricos ou equipamentos de alto-falante.
Uma maneira de combater as interferências no Wi-Fi é mudar o canal em que sua rede Wi-Fi está operando, afastar o roteador de dispositivos que podem causar interferência, ou usar um extensor de Wi-Fi para aumentar a cobertura. Para a rede cabeada, certifique-se de usar cabos de alta qualidade e evitar fontes de interferência.
Ruído no modem
Outro fator que pode afetar a velocidade da sua internet é o “ruído” na linha que seu modem usa para se conectar à internet. O ruído, neste caso, refere-se a qualquer tipo de interferência que pode afetar a qualidade do sinal do seu modem.
O ruído pode ser causado por vários fatores, desde problemas na fiação do seu provedor de internet até a proximidade de outros dispositivos eletrônicos. Um alto nível de ruído pode resultar em uma conexão de internet lenta e instável.
Alguns modems possuem indicadores de ruído, também conhecidos como valores de Signal-to-Noise Ratio (SNR), que podem ajudá-lo a identificar se o ruído está afetando a velocidade da sua conexão. Se você estiver experimentando uma conexão de internet lenta e seu modem estiver indicando um alto nível de ruído, você pode precisar entrar em contato com seu provedor de internet para resolver o problema.
DNS Resolver
DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, é como o diretório telefônico da Internet. Quando você digita um endereço de site, como sierti.com.br, o DNS transforma esse endereço legível por humanos em um endereço IP que os computadores podem entender. Esse processo é chamado de resolução de DNS.
Às vezes, a lentidão da Internet pode ser causada por um servidor DNS lento ou sobrecarregado. Se o servidor DNS que você está usando demora para responder, pode levar mais tempo para carregar os sites.
Felizmente, existem muitos servidores DNS gratuitos que você pode usar, como o Cloudflare DNS ou o AdGuard DNS. Alguns deles podem ser mais rápidos ou mais confiáveis do que o servidor DNS fornecido pelo seu provedor de Internet. Alterar seu DNS pode ser uma maneira eficaz de acelerar sua conexão com a Internet.
Navegadores de Internet
É importante lembrar que, às vezes, o problema da “internet lenta” pode não estar na sua conexão de internet em si, mas no navegador que você está usando para acessar a web.
Os navegadores de internet, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, são como portais que nos levam do nosso dispositivo à vastidão da internet. No entanto, nem todos os navegadores são criados da mesma forma. Alguns são mais eficientes, outros consomem mais recursos do sistema e, em alguns casos, podem deixar a navegação mais lenta.
Por exemplo, se você tem várias abas abertas ao mesmo tempo no seu navegador, isso pode consumir bastante memória e processamento do seu computador, fazendo com que a navegação pareça lenta. Além disso, extensões ou plugins mal otimizados também podem desacelerar a sua experiência de navegação.
É como se o navegador fosse um carro: mesmo que você tenha uma rodovia super rápida (sua conexão de internet), se seu carro (o navegador) está sobrecarregado de bagagem (extensões, abas abertas, cache), ele não conseguirá atingir a velocidade máxima.
Nesses casos, experimentar um navegador diferente, desativar extensões desnecessárias ou limpar o cache do navegador pode fazer uma grande diferença na velocidade percebida da sua navegação na internet.
Configurações do dispositivo
Absolutamente, a configuração do seu dispositivo – seja um notebook, desktop ou dispositivo móvel – pode ter um impacto significativo na sua experiência de “internet lenta”.
Imagine seu dispositivo como uma fábrica e a internet como a matéria-prima que ele precisa para funcionar. Se a fábrica (seu dispositivo) não estiver em boas condições de trabalho, não importa quanta matéria-prima (dados da internet) seja fornecida, o produto final (sua experiência na internet) será afetado.
Um computador com pouca memória RAM, por exemplo, pode ter problemas para rodar várias aplicações ao mesmo tempo, tornando a navegação na web lenta. Da mesma forma, um processador antigo pode não ser capaz de processar rapidamente os dados recebidos, resultando em uma experiência de internet lenta.
No caso de dispositivos móveis, aplicativos em segundo plano podem estar consumindo largura de banda sem que você perceba, afetando a velocidade da internet. Além disso, a saúde da bateria pode influenciar o desempenho geral do dispositivo, incluindo a velocidade da internet.
Portanto, manter seu dispositivo em boas condições de trabalho, fechando aplicativos não utilizados, atualizando regularmente o sistema operacional e o hardware (quando possível), pode melhorar significativamente sua experiência de navegação na internet. Lembre-se, uma fábrica bem mantida produz melhores produtos!
Conclusão
Em suma, várias razões podem estar por trás de uma conexão de Internet lenta. Desde o tipo de conexão que você está usando (Wi-Fi vs. cabeada), o tipo de protocolo Wi-Fi, a categoria do cabo Ethernet, até o próprio modem e roteador ou switch que você está utilizando, todos esses elementos podem influenciar a velocidade da sua Internet.
Além disso, fatores externos como interferências na rede Wi-Fi e cabeada, ruído na linha do modem, e até mesmo a eficiência do servidor DNS que você está utilizando também podem afetar a velocidade da sua conexão.
Ao entender esses elementos e como eles interagem, você pode tomar medidas para melhorar a velocidade da sua conexão com a Internet, seja atualizando seu equipamento, ajustando as configurações da sua rede, ou até mesmo contatando seu provedor de serviços de Internet para obter assistência.
Portanto, da próxima vez que você se deparar com uma Internet lenta, lembre-se de que a solução pode estar a apenas alguns ajustes de distância.
Caso precise de suporte técnico especializado na cidade de Sarzedo ou um assessoramento à distância para qualquer parte do Brasil, converse com um de nossos especialistas.