Transferindo contas cPanel para sua revenda

Em alguns casos, nós poderemos apoiar o revendedor no processo de migração de contas cPanel vindas de outros provedores de hospedagem cPanel. Para tanto, o revendedor de hospedagem deve seguir os passos abaixo com exatidão.

Apenas estarão elegíveis as contas que estiverem de acordo com o manual abaixo. O revendedor pode solicitar um procedimento gratuito por bimestre, que será executado em massa por um de nossos analistas, através de um roteiro automatizado.

Relacione as contas

Liste as contas de hospedagem que serão importadas do atual provedor para o seu servidor cPanel, que hospeda seu plano de revenda WHM.

Esta ação facilitará o processo através dos passos seguintes.

Crie as contas no WHM

De posse da relação criada no passo anterior, você deverá criar as contas em seu painel de controle de revenda cPanel, através do WHM (Web Host Manager).

As contas devem ser criadas com o mesmo login (nome de usuário cPanel) e domínio,  tal qual se encontram no servidor de origem.

Esta simples ação permitirá que você já determine quais contas de hospedagem estarão elegíveis ao processo de restauração de backups, que será executado pela nossa empresa.

Caso você não consiga criar a conta, e o servidor WHM apresente uma mensagem de erro, indicará que já existe uma conta hospedada no servidor com o mesmo nome de usuário ou com o mesmo nome de domínio. Usuários (logins) cPanel idênticos é algo muito comum, mesmo com domínios diferentes.

Se você receber a informação de que já existe um domínio no servidor com o mesmo nome, verifique se em suas contas de hospedagem cPanel atuais não existem domínios estacionados (aliases) ou domínios adicionais (addon domains / domínios complementares). Se for este o caso, você precisará removê-los antes de prosseguir. Não se esqueça de realizar backups prévios.

Exclua as contas no WHM

Assim que o procedimento anterior estiver concluído, e você tiver validado a disponibilidade para recepção das contas em seu servidor de hospedagem, exclua cada uma delas – com atenção – e avance para a próxima etapa.

Crie uma conta hospedeira

Você precisará criar uma conta cPanel em seu WHM para abrigar os arquivos de backup que serão gerados pelo provedor de origem.

Importante: crie uma conta com espaço suficiente para receber os arquivos de backup, caso contrário, você poderá bloquear a sua revenda cPanel, prejudicando o funcionamento dos sites nela hospedados.

Anote os dados desta conta, pois eles serão utilizados por você no servidor de origem, para que a transferência ocorra entre os servidores.

Gere os backups

Com todos os passos anteriores satisfeitos, chegou o momento de criar os arquivos de backup das contas cPanel que estão hospedadas no servidor de origem.

Gere os backups das contas cPanel (no padrão backup completo / full backup) e armazene-os num único diretório dentro da conta hospedeira, criada no passo anterior.

Solicite a restauração

Após estar com todos os arquivos de backup dentro do diretório da conta hospedeira, você deverá abrir um ticket de atendimento em nossa empresa, através de sua Central do Cliente, solicitando a restauração dos mesmos.

No corpo da mensagem de abertura do ticket, informe o login da conta hospedeira e o diretório que está abrigando os arquivos de backup para que possamos nos posicionar diante de sua solicitação.

Importante: A depender da quantidade de contas, você precisará anexar um arquivo .TXT com os logins cPanel de todas as contas dos arquivos de backup,  cada login em uma linha, assim:

login1
login2
login3
etc...

Nossa equipe iniciará o processo de restauração das contas, e você perceberá as contas em seu painel de revendedor cPanel, o WHM.

Finalização

Assim que nosso time de atendimento informar que o procedimento foi concluído, você deverá:

  • Validar as contas restauradas;
  • Associar cada conta a um plano de hospedagem (package);
  • Alterar a senha de todas as contas restauradas (medida de segurança);
  • Realizar o refinamento na zona DNS de cada domínio;
  • Alterar os nameservers nos domínios em seus respectivos registradores;
  • Excluir a conta hospedeira de sua revenda cPanel.

Pronto! Suas contas estarão devidamente funcionais em seu servidor de hospedagem cPanel.

Observações importantes

  • O procedimento é gratuito para até 30 contas;
  • O revendedor pode solicitar uma migração gratuita por bimestre;
  • Caso o sistema de restauração encontre erros, não conseguiremos reiniciar a tentativa e você precisará apresentar uma nova solicitação;
  • Nós não realizamos qualquer conferência prévia nos arquivos de backup, tampouco avaliamos a funcionalidade pós restauração dos backups;
  • Diante da necessidade de recuperação de backups adicionais, solicite uma cotação (orçamento) prévio.

Normalmente, quando os passos anteriores são seguidos à risca, o revendedor cPanel consegue obter êxito na ação de restauração dos arquivos de backup cPanel.